Página Inicial / Geral / Casagrande participa da inauguração da Trilha do Pico do Forno Grande neste sábado (27)

Casagrande participa da inauguração da Trilha do Pico do Forno Grande neste sábado (27)

Na madrugada de sexta para sábado (27) o Governador do Estado, Renato Casagrande participa de uma expedição para escalada da Trilha do Pico do Forno Grande, em Castelo. A subida vai inaugurar oficialmente a reabertura do Parque do Forno Grande após quase 20 anos fechado por conta dos impactos causados pela visitação descontrolada.

A aventura contará com a presença da primeira expedição genuinamente capixaba rumo ao pico do Everest, formada por Giuliano Martins, Cesar Saade e Juarez Gustavo Soares, que foi o primeiro capixaba a alcançar o cume do Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. O preparador físico da equipe, Vinicius Moyses, também irá participar da escalada no município de Castelo.

Com 2.039 metros de altura, a caminhada até o topo do Forno Grande deverá durar cerca de quatros horas. A ideia é ver o nascer do sol. O pico do Forno Grande é o segundo mais alto do estado ficando atrás apenas da Serra do Caparaó. 

População

O Governador comemorou a reabertura do Parque: “Subia o Pico do Forno Grande na minha juventude em Castelo e agora devolvemos essa trilha até o topo à população. Um lugar lindo que precisa ser cuidado por todos nós”, comemorou.

Para o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, a inauguração da trilha do Forno Grande irá proporcionar maior integração com a comunidade. “Será possível aproveitar as belezas naturais e potencializar o turismo de aventura da região”, avalia.

A trilha ficou fechada por quase 20 anos devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada e degradação ambiental. Agora haverá visitações controladas, com limitação de visitantes durante o dia, pois é preciso ter uma pessoa com experiência em escalada além de equipamentos.

Para o público em geral, o acesso à trilha deve ser agendado a partir do dia 29 de julho pelo e-mailpefg@iema.es.gov.br.

A subida exige certo nível de preparo físico e, durante o trajeto, é possível apreciar paisagens como a Pedra Azul, o Pico da Bandeira (com binóculo), o Frade e a Freira, Itabira e a Pedra do Garrafão (Afonso Cláudio), além do litoral (com binóculo). A ação é uma parceria do Iema com a Associação Capixaba de Escalada (ACE), entidade que ajudou na reestruturação da trilha sob os aspectos da segurança.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

 

Você pode Gostar de:

Conselho inclui leilão do 5G em lista de concessões

O leilão do 5G teve o primeiro passo hoje (19) com a inclusão da concessão das frequências …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *