Página Inicial / Saúde / HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA-ES APRESENTA PROJETOS ASSISTENCIAIS NA SEMANA DE ENFERMAGEM

HOSPITAL ESTADUAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA-ES APRESENTA PROJETOS ASSISTENCIAIS NA SEMANA DE ENFERMAGEM

A atuação do enfermeiro hospitalista e os resultados obtidos com a implantação do programa Lean nas Emergências, foram assuntos tratados na Semana de Enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, que aconteceu na última terça-feira (14) e quarta-feira (15). A unidade hospitalar é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Hospitalar.

No encontro, coordenador de Enfermagem do HEUE, Ivens Guimarães, contou a experiência do enfermeiro hospitalista, que teve início nas enfermarias do primeiro andar e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Implantado em janeiro deste ano, o enfermeiro hospitalista prioriza a aplicação de cuidados integrais e sequenciais aos pacientes, fortalecendo o planejamento de cuidados prescritos desde a entrada do paciente até a alta hospitalar. A atividade consiste na associação do plano terapêutico com o plano de cuidado, garantindo uma assistência mais segura”, disse.

Guimarães afirmou, ainda, que além de garantir uma assistência de qualidade, o enfermeiro hospitalista aproxima os profissionais dos usuários (pacientes, acompanhantes e visitantes), possibilitando uma comunicação mais efetiva.

Os desafios e resultados do programa Lean nas Emergências foram apresentados pela coordenadora de Enfermagem Marília Lyra, no segundo dia do encontro.

O Lean nas Emergências foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Ele tem a função de otimizar o atendimento, por meio de indicadores que possibilitam a medição dos resultados, avaliando a sobrecarga de atendimentos, chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência).

“Com o programa, conseguimos mensurar quesitos como o tempo de passagem de pacientes na Urgência, até sua alta hospitalar. Com essas informações, são elaborados e implementados planos de ações para melhorias”, explicou a coordenadora de enfermagem.

Para ilustrar o avanço das atividades inseridas desde a implantação do programa no HEUE, em outubro de 2018, foram apresentados fotos e depoimentos de profissionais da equipe multiprofissional.

Para o diretor assistencial do HEUE, Rosialdo Lobato, a Semana de Enfermagem foi a oportunidade de abordar assuntos vivenciados diariamente com a equipe, associados com grandes conquistas obtidas pelo hospital nos últimos meses. 

“São projetos que ainda estão sendo implantados, mas com resultados importantes para a assistência. Observamos que a equipe assistencial evoluiu com os novos projetos e isso permite o aprimoramento das atividades assistenciais, fortalecendo e o compromisso da instituição que é ofertar para a sociedade capixaba um atendimento seguro e de qualidade”, afirmou Lobato.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte/Foto: Assessoria da Sesa/(HEUE)

 

Você pode Gostar de:

CHUVA E CALOR INTENSOS MANTÊM O ESPÍRITO SANTO EM ALERTA CONTRA A DENGUE

O dia de chuva forte que atingiu a Grande Vitória no último sábado (18) foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *