Noticias

“Gaslighting” é a palavra do ano, diz dicionário Merriam-Webster

Termo teve alta de 1.714% nas pesquisas em 2022; significa “enganar alguém, especialmente para vantagem própria”

O dicionário dos Estados Unidos Merriam-Webster elegeu o termo “gaslighting” como a Palavra do Ano de 2022. O termo tem por definição “o ato ou prática de enganar grosseiramente alguém, especialmente para vantagem própria”.

“Gaslighting” teve uma alta de buscas em 2022 de 1.714%, “com grande interesse ao longo do ano”, conforme o dicionário.

Segundo o Merriam-Webster, o termo foi usado pela 1ª vez em uma peça de teatro de 1938. No enredo, um homem tenta convencer sua mulher de que ela está enlouquecendo. A obra também virou filme, em 1944. A palavra “gaslighting” também se relaciona com termos como fake news, deepfake e o uso da inteligência artificial, de acordo com o dicionário.

O Merriam-Webster elegeu outras palavras como notórias no ano de 2022. O acrônimo LGBTQIA, por exemplo, entrou na lista, com uma alta de 1.178% nas pesquisas. Representa as palavras lésbica, gay, bissexual, transgênero, intersexual e assexual. “Rainha consorte”, título popularizado com a ascensão do rei Charles 3º e de sua mulher, Camilla Parker Bowles, ao trono da Inglaterra, também está entre as palavras destacadas pelo dicionário, assim como a variante “ômicron“.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo