Noticias

Confira as principais dicas que podem te ajudar a escolher um investimento

Escolher um investimento não é uma tarefa simples, não é verdade? O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que especialmente para o público iniciante, essa etapa pode trazer uma série de dúvidas. Nesse sentido, saiba que algumas dicas devem ser levadas em consideração na hora de realizar essa escolha. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura deste artigo!

Começar a investir é um passo importante para quem deseja alcançar finanças mais saudáveis. Isso porque, através desse processo é possível aumentar os rendimentos e, através disso, conquistar metas e objetivos. Todavia, uma questão muito comum que costuma pairar na mente de grande parte dos investidores é sobre qual investimento escolher. Caso seja essa sua dúvida, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a chegar a uma decisão. 

1. Saiba qual é o seu perfil de investidor 

Um dos primeiros passos ao escolher um investimento é o de conhecer o seu perfil de investidor. De forma geral, essa é uma categoria que distingue as pessoas conforme o risco que elas estão dispostas a se submeter no momento de investir. Assim, para o grupo conservador, por exemplo, que não deseja se arriscar, são recomendadas as opções mais seguras. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, é importante ter esse conhecimento. 

2. Defina suas metas ao investir 

Antes de optar por um investimento é fundamental ter em mente quais são as metas que você pretende alcançar através dele. Caso o seu objetivo seja o de criar uma reserva de emergência, por exemplo, é interessante buscar por modalidades que tragam uma segurança maior e que sejam indicadas para essa situação. Desse modo, é importante ter esses propósitos definidos na hora da escolha. 

3. Saiba a quantia que será destinada para o investimento 

Outra dica que pode te ajudar no momento de escolher um investimento é a de saber a quantia que será destinada para ele. Ter esse detalhe esclarecido é essencial para definir qual opção será mais recomendada, já que algumas, exigem um alto valor de aplicação. Por isso, é essencial pesquisar sobre as alternativas disponíveis comparando-as com a sua realidade financeira. Conforme pontua Haroldo Dalazoana Afonso Durães, essa ação pode contribuir na escolha. 

4. Pesquise sobre os principais tipos de investimentos 

Por fim, uma última dica que pode te auxiliar é a de pesquisar e compreender sobre os principais investimentos do mercado financeiro. Para te guiar nesse entendimento, é importante ter em mente que as opções são divididas nos seguintes grupos: renda fixa e renda variável. O primeiro, envolve as modalidades que oferecem uma previsibilidade dos rendimentos no momento da aplicação. Por outro lado, o segundo não traz essa possibilidade, reunindo alternativas mais arriscadas, porém, com melhores retornos. 

Assim, ao pesquisar sobre as opções disponíveis, entendendo as suas características, será possível definir qual delas é a mais adequada para você, avaliando também, os outros pontos citados anteriormente. Atualmente, existem diversos conteúdos que podem auxiliar nesse aprendizado. O empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães comenta que ter esse conhecimento pode contribuir positivamente no momento da escolha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo