Página Inicial / Geral / Sintomas da dengue

Sintomas da dengue

Mesmo estando no inverno, casos de dengue continuam sendo notificados. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas dessa doença, sem se esquecer também da zika e da chikungunya. 

 No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça. 

Já no caso da zika, os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

A chikungunya tem como principais sintomas febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito.

Quem apresentar esses sintomas deve procurar imediatamente o médico para iniciar o tratamento adequado rapidamente.

A dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypt, mosquito que se multiplica em depósitos de água parada.

A melhor forma de prevenção é eliminar os depósitos de água dentro e fora de casa, pois esses são os locais propícios para reprodução do mosquito.

 Como se prevenir:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

 

Você pode Gostar de:

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir no próximo sábado, das 9h às 15h, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *