Página Inicial / Geral / Vamos falar sobre … Altruísmo com Karina Uchôa Colunista do Imprensa livre

Vamos falar sobre … Altruísmo com Karina Uchôa Colunista do Imprensa livre

Altruísmo é um exercício de doar-se sem criar expectativas em relação ao retorno de sua ação. Essa semana, dia 15 de outubro mais precisamente, comemorou-se o dia do professor(a). E qual a relação desses dois temas? Um dos maiores exercícios de altruísmo é a docência.

Ao ensinar, o retorno dessa ação é para a pessoa que recebeu o ensinamento. É uma doação de tempo, um compartilhamento do conhecimento e principalmente a esperança de ter contribuído para o crescimento do outro.

Existe uma contrapartida, que não ocorre em todos as situações…o reconhecimento. Mas, o professor(a) que tem a docência em sua essência, sabe que em muitos casos mais aprende do que imaginaria a princípio. E essa é a maior recompensa. Altruísmo em seu significado etimológico relaciona-se com ser benevolente, desprendido, solidário e empático.

Em muitas conversas, surgem dúvidas sobre o futuro dos professores. Hoje os docentes precisam aperfeiçoar sua metodologia para continuarem a enfrentar os desafios em tempos de globalização e educação autônoma.

Ouvi semana passada que “tudo se aprende pelo Youtube!” . O que sabemos através das redes, são as formas de fazer algo, mas nada substituirá a relação humana, para que possamos compreender o real significado do altruísmo e o sentido do aprender e do ensinar.

Espero que um dia os professores (as) não sejam lembrados apenas no mês de outubro, mas sim todos os dias como protagonistas  das mudanças que podemos ter através da educação.

Doe-se mais! Compartilhe! Viva os mestres!

Karina Uchôa, palestrante especialista em comunicação não violenta, gestão de conflitos, assédio moral e sexual e liderança.  Contato: kari.uchoa@gmail.com

 

Você pode Gostar de:

Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (19), a Operação Faroeste, com o objetivo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *