Página Inicial / Geral / Vamos falar sobre… cegueira moral com Karina Uchôa colunista do Imprensa Livre

Vamos falar sobre… cegueira moral com Karina Uchôa colunista do Imprensa Livre

Enquanto muitos de nós preocupam-se a todo instante sobre o que devemos fazer para ter mais, chego a conclusão que tenho tudo, ao ver um senhor de meia idade no isolamento de seu sono deitado num banco de rodoviária carregando em seu carrinho de feira pouco mais de três mudas de coisas e em seus bolsos garrafas talvez retiradas do lixo para que possa abastecer-se de água.  Enquanto isso muitas pessoas passam por ele e olham, mas é um olhar de “normalidade” que ultrapassa a matéria humana e aproxima-se da invisibilidade. E essa alma perdida tem tudo ali….sua vida,  seus sonhos, seus pertences, sua estória. E nesses momentos devemos parar para darmos mais valor para o que temos.
Precisamos resgatar as relações humanas. E isso é visível quando os espaços compartilhados de trabalho conhecidos por “coworking” são cada vez mais comuns, desde prédios corporativos até shoppings centers. Como diz o grande pensador Cortella “nunca estivemos tão conectados e solitários ao mesmo tempo!”. E em tempo de relações líquidas como falamos na semana passada, valorizar o que temos, quem nos acompanha nos melhores e piores momentos da vida, e evitarmos a cegueira moral que nos ronda e anestesia nossas mentes é fundamental para termos uma vida com mais equilíbrio. Viver em comunidade faz parte da essência humana e as pesquisas comprovam que isso dá longevidade e qualidade de vida às pessoas.

Falta de tempo, calendário que parece junto com o relógio andar mais depressa, distância física…não são esses os motivos… é a falta de prioridade!

Quando foi a última vez que andou descalço na grama como naquela famosa cena de Uma Linda Mulher, com Richard Gere e Julia Roberts? Ali vemos o que é desconectar para conectar com a natureza, com as pessoas e com o mundo. Isso nos liga aos que não tiveram os mesmos privilégios que nós.

Fico até hoje me perguntando onde e o que está fazendo aquele senhor deitado no banco da rodoviária… E agradecendo todos os dias pela minha vida e pedindo proteção a dele.

Conecte-se na vida real! Viva! Aproveite!

Karina Uchôa, palestrante especialista em comunicação não violenta, gestão de conflitos, assédio moral e sexual e liderança.  Contato: kari.uchoa@gmail.com

 

Você pode Gostar de:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda-feira (21)

Começa amanhã (21) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promoverá eventos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *