Página Inicial / Geral / Vamos falar sobre…suicídio Com Karina Uchôa

Vamos falar sobre…suicídio Com Karina Uchôa

Nessa nossa primeira coluna, não poderíamos deixar de abordar o assunto mais comentado do mês de setembro: o suicídio.

No mundo inteiro a cada 40 segundos uma pessoa tira sua vida por motivos diversos, que vão desde a depressão até o abandono social.

Apesar das várias causas, o resultado é a finalização da vida, onde famílias e amigos ficam sem respostas e cheios de dúvidas que jamais serão esclarecidas.

O suicídio é a maior causa de mortes de jovens entre 15 e 24 anos, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV) que conta com o apoio de voluntários para prevenir o suicídio oferecendo ajuda e orientações para quem liga. O número 188 é utilizado para essas ações.

Todos os dias do ano são dia D, todos os meses servem para conscientização do suicídio, mas o mês de setembro e a cor amarela relacionam-se a morte de Mike Emme que em 1994 tirou sua própria vida nos Estados Unidos, em seu carro amarelo. A família de Mike, em seu funeral, distribuiu fitas amarelas que viraram símbolo da campanha no mundo inteiro.

No Brasil a campanha foi iniciada em 2015, por uma iniciativa do CVV, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o dia 10 de setembro foi eleito o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Como ajudar: “falar é a melhor solução!”. A Comunicação Não Violenta é muito útil nesses casos, pois a frase “como vai você?”, faz com que estejamos sempre prontos a ajudar as pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade emocional. Saber que pode contar com alguém, que o escuta ativamente, é o primeiro grande passo para que possamos auxiliar em casos de suicídio e ainda evitarmos novos casos.

Fale! Escute! Apoie! Divulgue! A sua atitude pode e deve fazer toda diferença!

 

Karina Uchôa é palestrante, pesquisadora do comportamento humano, instrutora de cursos nas áreas de Gestão de Conflitos, Assédio Moral e Sexual, Comunicação Não Violenta, Liderança Transformacional e Desenvolvimento de Equipes com atuação em todo o país. Especialista em Filosofia e Psicanálise, Educação e Direito.

Você pode Gostar de:

McDonald’s amplia atuação de franquia no Espírito Santo

Vitória, 12 de setembro de 2019 – Presente no Espírito Santo há 30 anos, o McDonald’s …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *